Confira aqui algumas dicas do que fazer em Analândia - um dos nossos destinos para ecoturismo.
Morro do Cuscuzeiro
O Cuscuzeiro foi escolhido como um dos sete mais lindos monumentos naturais do Brasil, sendo o cartão postal da cidade. De qualquer ponto da cidade é possível observar a rocha em formato de cuscuz.
A escalada pelo Morro do Cuscuzeiro é pura aventura, precisa de muita disposição para enfrentar a subida pelas paredes de pedras de 50 metros, paraíso para os alpinistas e aventureiros, o topo da montanha de 900 metros de altitude pode ser atingido por vários caminhos diferentes. Para chegar até o topo precisa fazer um trilha de mais ou menos 30 minutos pela mata fechada e subida íngreme com alguns obstáculos à parte. Mas vale super a pena o esforço, a vista do topo do morro é compensadora.
Camping Pedra Viva: O Morro fica situado em uma propriedade privada, no qual é responsável pela estrutura com inúmeras atividades que dão suporte à manutenção e turismo local - arvorismo, passeio a cavalo, arco e flecha, piscina, parede de escalada e etc. É cobrado um valor de entrada para visitação e a maioria das atividades é cobrada à parte. Também existe toda uma estrutura se você desejar acampar no local.
Dias e horários de visitação: Sábados, Domingos e Feriados das 08h00 às 18h00 Endereço: Estrada Orlando Tendolini, km 3
Curiosidade: Foi cenário da abertura da novela da Globo, “A Força do Querer".
Morro do Camelo
Formação de arenito com mais de 150 milhões de anos que curiosamente lembra a forma de um camelo. Possui por volta de 80 metros e é parte integrante da Serra do Cuscuzeiro, ficando de frente ao morro homônimo.
É uma alternativa mais tranquila para quem não quer se aventurar, logo de cara, no Cuscuzeiro, o Camelo é ideal para quem procura uma alternativa mais fácil, com trilhas de dificuldade menos intensa e que levam ao topo do local e proporcionam uma vista sensacional de toda a cidade de Analândia, do Cuscuzeiro e de toda a planície ao fundo do vale.
O Morro do Camelo tem entrada livre, a partir de uma cerca na beira da estrada (a mesma que leva ao morro do Cuscuzeiro).
Localização: Estrada Orlando Tendolini
Cachoeira da Bocaina
Cachoeira com 45m de queda d’ água, com uma vista incrível.
O acesso é por dentro de uma propriedade particular onde é cobrada uma pequena taxa para visitação.
Muito procurada para a prática de rapel e cascading.
Localização: Estrada da Serra – Analândia / São Carlos Funcionamento: Sábados, domingos e feriados das 08h00 às 18h00
Cachoeira do Salto Major Levy
Localizada próximo a entrada da cidade. Para descer até a parte de baixo da cachoeira há uma longa escadaria.
Salto formado por queda d’água de 25 metros, localizada no Rio Corumbataí, bem na entrada da cidade. No local ainda existe uma lanchonete/restaurante.
Localização: Avenida Antonio Vivaldini
Antiga Estação Ferroviária - "Annápolis"
Na antiga estação é possível ver escrito Annápolis, nome inicialmente escolhido para a cidade e substituído por Analândia por conta do município com o mesmo nome no Estado de Goiás. “Ambos fazem referência à santa padroeira da cidade, Sant’Anna”
Fica localizada dentro de uma propriedade privada e mantêm em seu pátio um vagão original de Maria Fumaça e a Casa do Chefe da Estação, ambos restaurados.
Gruta do Índio
Artistas pré-históricos deixaram gravados na Gruta do Índio desenhos e sinais gráficos conhecidos como “arte rupestre”, a mais antiga representação artística da raça humana. Estas pinturas na rocha têm 5.000 anos de história!
Para chegar na gruta é necessário fazer uma caminhada de cerca de 40 minutos em subida, uma trilha de nível médio, que exige algum preparo físico para vencer os 150 metros de desnível no morro.
O acesso só é permitido com acompanhamento de Guia Autorizado.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Situada na Fazenda Chapultepec, o lugar mostra muita área verde e na lateral da gruta uma linda cascata formando um véu e em meio as pedras a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
O passeio é monitorado por guias autorizados e pode ser feito a pé ou a cavalo.
Comments